Зарегистрироваться
Восстановить пароль
FAQ по входу

Silva Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos

  • Файл формата pdf
  • размером 2,47 МБ
  • Добавлен пользователем
  • Описание отредактировано
Silva Kalina Vanderlei. Dicionário de conceitos históricos
2 ed., 2 reimpressão. — São Paulo: Contexto, 2009. — 440 p. — ISBN 978-85-7244-298-5.
Este livro foi concebido tanto para professores e professoras quanto para todos aqueles que têm interesse na História como forma de conhecimento e de explicação dos fenómenos sociais. Nossa intenção foi a de reunir e apresentar um material que pudesse auxiliar tanto na capacitaçâo quanto no planejamento de novas situações didáticas. Nessa perspectiva, organizamos os conceitos em forma de verbetes, apresentadas em ordem alfabética, para facilitar a consulta, e complementamos o trabalho com uma lista de livros para aprofundamento, relacionados no final de cada verbete.
Ao publicarmos este Dicionário de conceitos históricos, acreditamos necessário, antes de tudo, explicar os critérios que nortearam sua elaboração. Conceitos são dinâmicos, têm historicidade. Não podem ser utilizados indiscriminadamente. Por isso, tomamos o cuidado de especificar a natureza de cada conceito histórico. E foram esses cuidados que nos serviram de critério para a escolha de, basicamente, três tipos de conceitos: primeiro, os conceitos históricos, stricto sensu, aquelas noções que só podem ser utilizadas para períodos e sociedades particulares, como Absolutismo, Candomblé, Comunismo. Em segundo lugar, conceitos mais abrangentes, muitas vezes denominados categoria de análise, como Escravidão, Cultura, Género, Imaginário, que podem ser empregados para diferentes períodos históricos. E por último, conceitos que funcionam como ferramentas para o trabalho do historiador, como Historiografia, Interdisciplinaridade, Teoria.
Estamos cientes de que certos sociólogos fazem distinção entre conceitos e categorias - os primeiros dando conta de realidades particulares, como Revolução Francesa e Revolução Industrial, e as categorias tratando de noções mais amplas, como Revolução. Mesmo assim preferimos empregar aqui genericamente a palavra conceito, por ser esse termo mais comumente utilizado pelos historiadores, abarcando inclusive a própria ideia de categoria.
  • Чтобы скачать этот файл зарегистрируйтесь и/или войдите на сайт используя форму сверху.
  • Регистрация