Berlin: Language Science Press, 2017. — xiv, 478 p. — (Textbooks in Language Sciences 3). — ISBN: 978-3-96110-016-3; ISBN: 978-1-976340-14-7.
O presente volume é uma introdução ao estudo da aquisição e desenvolvimento linguísticos. Embora especialmente dedicado à aquisição do português como língua materna e não materna, assume uma perspetiva comparada, confrontando dados da aquisição desta língua com os disponíveis para outras línguas do mundo. Surge na sequência da necessidade de um livro de carácter introdutório de apoio à atividade pedagógica nesta área do saber, suprindo uma lacuna há muito sentida por docentes e discentes. Integra capítulos da autoria de vários especialistas portugueses e brasileiros, o que permitiu compilar uma parte substancial do trabalho de investigação sobre aquisição do português desenvolvido nas últimas décadas, em formato de texto de divulgação de fácil acesso. Começando com uma panorâmica histórica das questões centrais colocadas, no último século, sobre a aquisição das línguas naturais, o volume explora vários domínios da aquisição (particularmente, a fonologia e a sintaxe) e considera o desenvolvimento típico e atípico, bem como o problema da avaliação linguística. O bilinguismo e a aquisição de uma L2 são o tema de dois capítulos independentes. Finalmente, relaciona-se o desenvolvimento do conhecimento implícito com o do conhecimento metalinguístico e com a aprendizagem da escrita.
Prefácio.
Agradecimentos.
Questões teóricas gerais: uma perspetiva histórica.Inês Sim-Sim. Aquisição da linguagem: Um olhar retrospetivo sobre o percurso do conhecimento.
Perceção e desenvolvimento fonológico em língua materna.Sónia Frota, Cristina Name. Questões de perceção em língua materna.
Carmen Matzenauer, Teresa Costa. Aquisição da fonologia em língua materna: os segmentos.
Maria João Freitas. Aquisição da fonologia em língua materna: a sílaba.
Raquel Santana Santos. Aquisição da fonologia em língua materna: acento e palavra prosódica.
Aquisição da sintaxe em língua materna.Letícia M. Sicuro Corrêa, Marina R. A. Augusto. Primeiros passos na aquisição da sintaxe: o sintagma nominal.
Ana Lúcia Santos, Ruth E. V. Lopes. Primeiros passos na aquisição da sintaxe: direcionalidade, movimento do verbo e flexão.
João Costa, Elaine Grolla. Pronomes, clíticos e objetos nulos: dados de produção e compreensão.
Letícia M. Sicuro Corrêa, Marina R. A. Augusto, João C. de Lima-Júnior. Passivas.
Maria Lobo, Carla Soares-Jesel. Interrogativas, relativas e clivadas.
Ana Lúcia Santos. Alguns aspetos da aquisição de orações subordinadas completivas.
Letícia Almeida, Cristina Flores. Bilinguismo.
Ana Madeira. Aquisição de língua não materna.
Desenvolvimento típico e atípico e avaliação da linguagem.Fernanda Leopoldina Viana, Carla Silva, Iolanda Ribeiro, Irene Cadime. Instrumentos de avaliação da linguagem: uma perspetiva global.
Marisa Lousada, Dina Caetano Alves, Maria João Freitas. Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos fonéticos e fonológicos.
Alexandrina Martins, Sónia Vieira. Avaliação linguística em contextos de desenvolvimento típico e atípico: aspetos sintáticos.
Desenvolvimento da consciência linguística.Ana Luísa Costa, Armanda Costa, Anabela Gonçalves. Consciência linguística: aspetos sintáticos.
Ana Ruth Moresco Miranda, João Veloso. Consciência linguística: aspetos fonológicos.
Índices.